Cugnier certifies the Brazilian Agrobusiness Compliance Program
July 5, 2018
Informativo IFOAM
April 2, 2019

ACORDO DE EQUIVALÊNCIA DAS NORMAS DE PRODUÇÃO ORGÂNICA DE BRASIL E CHILE



Na data de 20/09/2018 foi celebrado acordo de equivalência das normas de produção orgânica do Brasil e do Chile, entre os Ministérios da Agricultura, Pecúaria e Abastecimento do Brasil (MAPA) e o Ministério da Agricultura do Chile (MINAGRI).

Tal acordo permite que produtos da produção primária vegetal e processamento de origem vegetal, tanto certificados por auditoria quanto por certificação participava no Brasil, sejam comercializados como orgânicos no Chile e vice-versa, conforme especificações do Anexo l - Produtos orgânicos reconhecidos entre Chile e Brasil, do Plano de Trabalho do Memorando de Entendimento (MDE), firmado entre dois países.

Esse acordo é visto como uma conquista ao meio orgânico de ambos os países, favorecendo produtores, devido à expansão da fronteira de mercado sem necessidade de outra certificação; e, consumidores, que terão acesso a maior número de produtos orgânicos.

Leia o Plano de Trabalho, observe se seu produto está contemplado pelo Anexo I e entre em contato com a Cugnier Certificadora, caso necessário!